
Cachoeira Véu de Noiva
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Cachoeira Véu de Noivas, principal cartão postal de Chapada dos Guimarães, está localizado a 10km do município, ao lado da sede administrativa do Parque Nacional.
Formada pelo rio Coxipó, sua queda de 86m e os imensos paredões de arenito formam um cenário inesquecível. A cacheira, que antes era conhecida como "Bocaina do Inferno", foi chamada pela primeira vez de "Véu de Noiva" por Dom Aquino Correa, numa poesia em homenagem a cidade.
O Véu de Noiva pode ser visitado todos os dias da semana, das 9:00 às 16:00 h. A trilha que leva ao Mirante do Véu de Noiva possui 550 m de extensão e, embora tenha alguns trechos em declive, a maior dificuldade é a falta de sombra em seu trajeto. Por isso, recomenda-se que o visitante evite os horários mais quentes do dia e venha com roupas e calçados adequados para uma caminhada em área aberta e terreno irregular.
O retorno para o estacionamento é pela mesma trilha, totalizando 1.100 metros (ida e volta). O limite de capacidade é de 120 pessoas (ao mesmo tempo) no circuito. A entrada é franca e o controle é feito por monitores do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Devido ao limite de capacidade, pode ser necessário aguardar vaga para acesso ao atrativo. Em geral, ocorre lotação somente nos finais de semana e feriados e a espera não costuma exceder 30 minutos.

Atividade: Caminhada
Distância: 550 m
Tempo de duração: 40 minutos à 1 hora
Nível de dificuldade: leve.
Restrições da atividade: pessoas com pouca mobilidade, em pós-operatórios, pessoas que estejam sob o efeito de álcool e/ou outras drogas.
Perfil do Praticante: não requer preparo físico.